Colonoscopia
A colonoscopia (ou coloscopia) é um procedimento endoscópico destinado a examinar a totalidade do intestino grosso (cólon).
Permite também que sejam efectuados vários tipos de intervenção terapêuticas através do colonoscópio. Estas intervenções são de vários tipos, tal como a obtenção de fragmentos de tecido para análise (biópsia), a extracção de pólipos, a destruição de dilatações vasculares, a dilatação de estenoses, entre outras.
A colonoscopia é um exame importante para o rastreio e diagnóstico precoce de lesões malignas ou pré-malignas. É bastante eficaz para encontrar as causas de certos sintomas, como sejam a perda de sangue nas fezes ou determinados tipos de diarreia.
Existem métodos alternativos à colonoscopia ?
O método radiológico alternativo à colonoscopia é o clister opaco ou a colonografia por TAC (também designada “colonoscopia virtual”). Existem também a possibilidade de se realizar colonoscopia por cápsula endoscópica (técnica realizada no Laboratório ManopH, ver a respetiva secção). No entanto estas técnicas têm menor acuidade diagnóstica e não permitem a realização de biópsias ou a extração de pólipos.
O que examina a colonoscopia ?
Mais frequentemente a colonoscopia examina a totalidade do cólon (ou seja, o recto, cólon sigmóide, cólon descendente, cólon transverso, cólon ascendente e cego—Colonoscopia total.
Em alguns casos, quando o colonoscopista atinge o cego, pode ser necessária a sua inserção no íleon terminal (Ileocolonoscopia).
Menos frequentemente, pretende-se que a colonoscopia examine apenas a parte esquerda do cólon (ou seja, o recto, o cólon sigmóide e o cólon descendente) – Colonoscopia esquerda
É fácil de realizar ?
O exame demora habitualmente 15 a 20 minutos. Após anestesia local do ânus, o médico introduz o aparelho e vai progredindo lentamente ao longo do intestino grosso. A progressão do aparelho ao longo do intestino grosso pode provocar algum desconforto, ao mesmo dor.
Regra geral, a colonoscopia esquerda é bem tolerada pelo doente.
Para serem melhor toleradas, a colonoscopia total ou a ileocolonoscopia podem ser realizadas sob sedação endovenosa (que é um tipo ligeiro de anestesia).
A colonoscopia é isenta de riscos?
A colonoscopia é, por natureza, um procedimento invasivo, independentemente de serem realizadas, ou não, intervenções diagnósticas ou terapêuticas adicionais. (biopsias, remoção de pólipos, tratamento de lesões sangrantes, dilatações, etc). Estas intervenções podem aumentar os riscos, mas, ainda assim, a colonoscopia é um procedimento relativamente seguro, com uma taxa global de complicações inferior a 1%. Nos folhetos referentes à preparação para este procedimento poderá obter informações mais detalhadas acerca destes riscos.
A colonoscopia pode falhar na deteção de lesões ?
A colonoscopia não é um procedimento 100% fiável ou seguro, mesmo realizado com o máximo cuidado e sob as melhores condições, pelo que alguns pólipos (até 2 a 26%, dependendo do tamanho) e mesmo carcinomas colo-retais (até 3 a 6%), podem não ser detetados.
Para melhorar a taxa de deteção dos pólipos, no Laboratório ManopH há a possibilidade de recorrer à ajuda de Inteligència Artificial, que não só aumenta a sensibilidade, como ajuda na sua caracterização
Qual a preparação ?
Para que o exame seja realizado em boas condições, o intestino deve estar completamente limpo. Para tal, deverão ser seguidas com cuidado as instruções que lhe são fornecidas. Deverá seguir as instruções adequadas à sua hora de marcação.
Dependendo de vários fatores, podem ser usados diferentes produtos para a preparação da colonoscopia. No contato com os nossos serviços, será informado sobre qual o produto mais adequado para si.
Poderá aqui descarregar as instruções de preparação, bem como informações detalhadas sobre o procedimento, perguntas de segurança e termo de consentimento, que deverá assinar.
Siga as instruções que damos na preparação não esquecendo a dieta, bem como os horários indicados para a toma das preparações.
Associação de endoscopia digestiva alta e de colonoscopia
O seu médico assistente poderá requerer a realização dos dois procedimentos podem ser realizados na mesma sessão endoscópica, sendo uma opção cada vez mais frequente.
Poderá aqui descarregar as instruções de preparação da endoscopia alta e da colonoscopia, bem como informações detalhadas sobre o procedimento, perguntas de segurança e termo de consentimento, que deverá assinar.