A anuscopia de alta resolução é uma técnica que permite a observação do canal e da região perianal (ao redor do ânus) sob ampliação, utilizando para isso um microscópico (colposcópio).
Isto permite a deteção de lesões associadas à infeção anal por HPV, que não seriam observadas a olho nu, sendo a melhor técnica para detectar lesões pré-cancerosas anais.
Existem doentes com um maior risco de infecção anal por HPV e lesões associadas a esta infeção (como as lesões pré-cancerosas anais), nomeadamente: doentes imunodeprimidos (incluindo sob medicação imunossupressora), homens que tem sexo com homens, doentes com condilomas anais, mulheres com infeção genital por HPV ou lesões pré-cancerosas ou cancro no colo do útero, vagina ou vulva. Pacientes com citologia anal alterada devem realizar anuscopia de alta resolução.
É uma técnica realizada com o paciente acordado, embora possa ser feita com sedação, é indolor e demora cerca de 15-20 minutos. Se houver a visualização de áreas suspeitas, são realizadas biopsias durante este procedimento.
Se as biopsias confirmarem o diagnóstico de uma lesão pré-cancerosa anal, a lesão deve ser tratada para reduzir o risco de progressão para cancro. Na clínica Manoph realizamos o tratamento destas lesões e de condilomas anais com argon plasma. O tratamento com argon pode ser feito sob anestesia local ou sedação.
Procedimentos relacionados com esta técnica realizados no Laboratório Manoph:
• Anuscopia de alta resolução
• Biópsias de lesões anais
• Citologia anal
• Pesquisa e genotipagem de infeção anal por HPV
• Rastreio e diagnóstico de outras sexualmente transmissíveis anais, tal como Clamídia, Gonorreia, Sífilis, Herpes
• Tratamento de lesões pré-cancerosas anais
• Diagnóstico e tratamento de condilomas anais