Designa-se por endoscopia convencional aquela que é efectuada com um tubo flexível. Com esta técnica é possível estudar o esófago, o estômago, as partes inicial e final do intestino delgado, o cólon e o recto.
A observação pode ser efectuada por uma ocular (endoscópios ópticos) ou por uma câmara de vídeo (videoendoscopia). É possível arquivar os dados mais importantes dos procedimentos, sob a forma de fotografias, que são integradas no respetivo relatório.
Sedação para procedimentos endoscópicos
Para uma melhor tolerância de alguns destes procedimentos, o paciente pode receber uma sedação leve para garantir conforto durante o procedimento. Habitualmente um médico anestesista está presente para proceder à sua administração com toda a segurança necessária Após o procedimento, o paciente é monitorizado até que a sedação diminua. Geralmente, o paciente pode retomar suas atividades normais após o procedimento, embora algumas precauções possam ser recomendadas, nomeadamente a abstenção de condução de automóveis por algumas horas. A realização de atividades que exijam cuidados de atenção, concentração ou envolvam risco devem ser evitadas durante pelo menos um período de 8 horas