Clickable Container

Tratamento Endoscópico da Obesidade

Exemplo de código – corrigido (links endoscopia)
Exemplo de código – corrigido

Equipa Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade

Na Clínica ManopH, uma equipa multidisciplinar avalia o seu problema de obesidade e as possibilidades do seu tratamento pela colocação de um balão intra-gástrico ou outros métodos, quer endoscópicos, quer recomendando a cirurgia..

Os métodos endoscópicos de tratamento da obesidade que estão disponíveis no Laboratório ManopH são os seguintes:

Colocação de Balão Intragástrico

O tratamento para obesidade com o Balão Intra-Gástrico é mais uma opção disponível de técnica menos invasiva que a cirurgia. 

O balão intra-gástrico é uma prótese de silicone de formato esférico e superfície lisa, que, quando preenchida, atinge um diâmetro de 9 a 10 cm.

O balão é introduzido no estômago do doente numa operação semelhante à endoscopia. O objetivo principal é provocar uma sensação de saciedade e estômago cheio. O doente sente-se satisfeito com um volume muito menor de comida. O balão ocupa boa parte da cavidade gástrica. Ele é preenchido com soro fisiológico e azul de metileno, corante especial que vai mudar a cor da urina caso o balão seja rompido. Os riscos de uma complicação são reduzidos.

A média de permanência do balão no estômago é de 6 a 12 meses. Utilizamos um novo modelo de balão que pode permanecer no estômago até um ano em segurança. O que vai determinar a permanência do balão é o resultado de emagrecimento do doente.

Após colocação do balão, o paciente é medicado com medicamentos para redução da produção de ácido pelo estômago (inibidor da bomba de protões) e para inibir os vómitos (anti-eméticos). Nos primeiros dias após a colocação do balão, o paciente é instruído a seguir uma dieta líquida ou de alimentos moles para permitir que o corpo se ajuste ao balão e minimize o risco de dor, náuseas ou vómitos. Com o tempo, o paciente progride para uma dieta sólida gradualmente, conforme orientado pela equipa gastrenterologista-nutricionista da Consulta Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (ver a respetiva secção neste site).

Em seis meses, a perda de peso estimada gira em torno de 15 a 25 quilos. 

A retirada do balão é realizada por endoscopia programada, também sob sedação. 
Indicações – O balão intra-gástrico é indicado a doentes com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 35 que não obtém sucesso em tratamentos clínicos ou doentes com IMC maior que 35 que não possuem condições de se submeter de imediato a cirurgia, com o objetivo de “ponte” para a cirurgia (ou seja, redução de peso para melhorar as condições clínicas para a cirurgia).

Preparação

Adicione aqui o texto do seu título

Outros procedimentos

Tratamento Endoscópico da Obesidade
Estudos de helicobacter pylori
Estudos e terapêutica na Doença Inflamatória Intestinal
Estudo do Tempo de Trânsito OroCecal (TTOC)
Anuscopia de Alta Resolução
Testes respiratórios de hidrogénio / metano
Endoscopia digestiva alta
Colonoscopia
Endoscopia convencional

Marcação

Preencha os seus dados e indique a especialidade/serviço pretendido. Entraremos em contacto para confirmar a disponibilidade e o horário mais conveniente.

Nome *
Apelido *
Email *
Telefone *
Procedimentos
Consultas
Médicos
Informações
Terça - horário a 19h
Observações