A obesidade é uma doença crónica e multifatorial, um problema de saúde pública, complexo e desafiante, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, as evidências mostram que os números têm vindo a aumentar, pelo que “a obesidade está bem definida atualmente, desde que a Organização Mundial da Saúde a considerou uma pandemia do século XX/XXI”, afirma José Morais e Castro, cirurgião geral CUF. Em Portugal, a prevalência da obesidade tem vindo a aumentar de forma constante ao longo dos anos, ultrapassando a média da União Europeia, e conduzindo a encargos significativos de saúde em termos económicos.
De acordo com a OMS, a cirurgia mostra ser o método mais eficaz para reduzir e manter a redução do peso em doentes com obesidade severa. Como resultado, cada vez mais doentes estão a recorrer à cirurgia da obesidade como uma potencial solução para os ajudar a controlar o seu peso e a melhorar a sua saúde em geral.
José Morais e Castro e Ricardo Zorrón, cirurgiões gerais CUF, explicam o que é a cirurgia bariátrica e metabólica, as técnicas cirúrgicas disponíveis e os mitos em torno da obesidade e dos seus tratamentos.