Consulta de deteção precoce da doença anal por HPV
A consulta de detecção precoce da doença anal por HPV é uma consulta médica especializada focada na identificação precoce de lesões anais causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV é uma infecção sexualmente transmissível comum que pode infectar a região genital e anal.
Durante essa consulta, realizada por gastrenterologista com elevada diferenciação nesta patologia, são realizadas várias etapas, que incluem:
História clínica: revisão da história clínica do paciente, incluindo histórico de atividade sexual, infecções anteriores por HPV ou outras infeções de transmissão sexual, histórico de tabagismo e imunossupressão, entre outros fatores relevantes.
Exame físico: que inclui um exame físico detalhado da região anal, procurando por sinais de lesões anais visíveis, como condilomas ou outras alterações possam indicar infecção ou lesões causadas pelo HPV.
Exames de rastreio: dependendo do perfil de risco do paciente e das práticas clínicas, poderão ser recomendados exames de rastreio específicos para detecção precoce de lesões anais relacionadas ao HPV. Isso pode incluir o exame de Papanicolau/Citologia anal (Pap anal), pesquisa e identificação do HPV anal (feitos durante a consulta) e anuscopia de alta resolução (HRA), realizada na ManopH.
Vacinação contra o HPV: Se o paciente não estiver previamente vacinado contra o HPV e for elegível, poderá ser discutida a importância da vacinação para prevenir infecções futuras por HPV e reduzir o risco de desenvolvimento de lesões anais.
Aconselhamento: Durante a consulta, poderá ser fornecido aconselhamento sobre práticas sexuais seguras, prevenção de infecções por HPV, riscos associados ao tabagismo e importância da detecção precoce.
Esta consulta é essencial para indivíduos em grupos de alto risco, como aqueles que são imunodeprimidos (incluindo por medicação imunossupressora), homens que tem sexo com homens, mulheres com histórico de infeção genital por HPV e pacientes com condilomas anais, condições que podem aumentar o risco de infeção e complicações relacionadas ao HPV anal.
A detecção precoce e o tratamento oportuno de lesões anais relacionadas ao HPV podem ajudar a reduzir o risco de complicações, incluindo o desenvolvimento de cancro anal.